
Seguindo as explicações dos capítulos 2 e 3 do livro “Sintaxe da Linguagem Visual”, pude fazer algumas observações mais 'técnicas', após ter criado a logo da 'Tv Gourmet'.
Mesmo sem ter o conhecimento do texto, criei a logo. E depois de ler, quase pensei que foi coincidência. O "equilíbrio" foi estabelecido pois a parte mais 'maciça' da imagem se encontra no eixo vertical(do nome na logo ao ápice da 'fumaça') e com o referente secundário horizontal no nome da tv logo abaixo. O "nivelamento e o aguçamento" encontram-se na imagem pois, ironicamente, a ambiguidade foi evitada pois tudo concentra no centro e se expande para os lados . O nome da tv segue a regra da
"preferência pelo ângulo inferior esquerdo". O elemento básico da comunicação visual mais utilizado foi a linha (fato evidenciado principalmente na 'fumaça'). A "Direção" mais utilizada foi a curva que é associada à abrangência, repetição e a calidez (muito irônico) adjetivos muito relacionados, por mim, à comida. E por fim quero destacar a falsa idéia de perspectiva, colocada, de forma simples, no desenho, feito como se a tigela estivesse sendo vista com um ângulo um pouco superior, podendo até ver o 'conteúdo' da tigela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário