segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa: comentários



O texto se inicia falando sobre as leituras de imagens numa forma mais "técnica", levando em consideração elementos básicos da imagem, como: ponto, linha, forma, cor etc.
Algo, que me chamou atenção, foi a forma como o pesquisador Ott agiu em suas aulas, retirando o foco de despejar conhecimento nos alunos e mudá-lo para observar as percepções que tais tinham, influenciando o conhecimento deles e não tentando convencê-los em relação ao valor das obras de arte.
Um conceito interessante é o de "o que mais favorece o desenvolvimento estético é a familiaridade com as imagens das obras de arte, e isso depende das experiências artísticas de cada pessoa" e concordo com a autora Rossi que, tendo uma visão mais ampla do conceito, utiliza também a publicidade, como experiência artística.
Vale destacar também que "ler uma imagem historicamente é mais do que apreciar o seu esqueleto aparente, pois ela é construção histórica em determinado momento e lugar, e quase sempre foi pensada e planejada", o que leva-nos a perceber a imagens em suas várias camadas, não apenas no que está sendo mostrado, mas observar o que ela trás consigo, em relação ao artista, aos significados, à história, à técnica, dentre outros.
E por fim a autora comenta sobre uma nova forma de fazer educação artística e visusal crítica baseada na interação de educando e professor, e não apenas nos conceitos do segundo, algo que eu concordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário