segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Iludindo nossos olhos.

Muitos dizem que a visão nos engana. E em alguns casos isso é verdade. Uma boa perspectiva, o ângulo correto e uma imagem em duas dimensões, nos engana e se transforma em 3D ou ilusão de ótica.


Essas abaixo são boas. Na página a seguir, há vídeos com boas ilusões, vale a pena conferir também:
http://www.noticiasgeek.com.br/ilusoes-de-otica/













sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cor que eu gosto: verde...

A professora solicitou que eu tirasse fotos de coisas cuja cor eu gosto, sendo esta predominante na foto. Como não tenho máquina fotográfica, nem celular, resolvi pegar imagens da internet de objetos aqui de casa(que eu tiraria as fotos, se tivesse a máquina). Assim, acho que não me desvio muito do que foi pedido...
















segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa: comentários



O texto se inicia falando sobre as leituras de imagens numa forma mais "técnica", levando em consideração elementos básicos da imagem, como: ponto, linha, forma, cor etc.
Algo, que me chamou atenção, foi a forma como o pesquisador Ott agiu em suas aulas, retirando o foco de despejar conhecimento nos alunos e mudá-lo para observar as percepções que tais tinham, influenciando o conhecimento deles e não tentando convencê-los em relação ao valor das obras de arte.
Um conceito interessante é o de "o que mais favorece o desenvolvimento estético é a familiaridade com as imagens das obras de arte, e isso depende das experiências artísticas de cada pessoa" e concordo com a autora Rossi que, tendo uma visão mais ampla do conceito, utiliza também a publicidade, como experiência artística.
Vale destacar também que "ler uma imagem historicamente é mais do que apreciar o seu esqueleto aparente, pois ela é construção histórica em determinado momento e lugar, e quase sempre foi pensada e planejada", o que leva-nos a perceber a imagens em suas várias camadas, não apenas no que está sendo mostrado, mas observar o que ela trás consigo, em relação ao artista, aos significados, à história, à técnica, dentre outros.
E por fim a autora comenta sobre uma nova forma de fazer educação artística e visusal crítica baseada na interação de educando e professor, e não apenas nos conceitos do segundo, algo que eu concordo.

imagem significativa





Consegui essa imagem com um amigo que ofereceu alguns papéis de parede. Ela é significativa pra mim, fornecendo uma ideia de inovação e criatividade, elementos que me preocupo para usar na minha carreira profissional. Gosto de materiais que são produzidos com essas qualidades e se um bom acabamento estiver alinhado à produção (como na imagem acima), melhor ainda!
O que me chamou mais a atenção foi a mudança do fogo pela água. O que provoca em nós que observamos uma sensação "diferente", levanta perguntas do tipo: "E se fosse assim?" ou "Será que é água mesmo?" e, ao menos a mim, motiva a pensar e construir coisas, mesmo que virtualmente, de forma diferente.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

2º Semestre

As postagens agora são nível 2... que responsabilidade! Vamo lá!