quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Trabalho final: conceitos

O link do trabalho final em swf é este.

Esse trabalho foi um desafio e ao mesmo tempo uma revisão do que foi visto no semestre. Desafio pelos quesitos tempo (praxe!) e pessoas. Na verdade, estou reclamando de barriga cheia, pois a minha equipe foi ótima. O que me deixou aflito algumas vezes foi combinar o meus horários aos dos outros para produzir o que era necessário; mas, no fim, tudo ocorreu bem. Lição nº1: paciência e flexibilidade com os horários das pessoas.
A idéia inicial foi minha, e fiquei também com a parte do roteiro e desenho do material. O conceito era simples; museu lembra: guia, salas, quadros e caminhos internos a percorrer, complicado foi desenvolver o aplicativo que se mostrou bem trabalhoso, por causa do Flash. Mas vencemos o tempo e como atividades foram bem executadas conseguimos entregar o material.
A parte da cadeira de Comunicação que mais nos influenciou, foi o estudo das cores, algo que foi bem presente nos MED’s de todos os alunos. O uso de harmonias cromáticas ajudou a construir uma peça aceitável; não perfeitamente bela, mas que atendeu aos quesitos que propomos. Vale ressaltar também o uso das fontes nos textos, fontes corretas ajudam em um bom produto. Lição final: um produto bem elaborado, utiliza conceitos de composição visual, de tipografia e, se for pedido, utilizam até digital storytellings.

Harmonias cromáticas


Harmonia cromática ocorre quando certa escolha de cores permite ao olho manter-se em equilíbrio, ou seja, a soma de todos os tons tem que resultar em um cinza médio. Quando há harmonia cromática, há uma situação de conforto para o olho, uma situação de relaxamento, o olho dificilmente cansará de olhar a essa imagem. Essa é a grande vantagem de se trabalhar a partir da harmonia.

É importante lembrar que o olho sempre vai buscar o equilíbrio, independente de haver ou não harmonia cromática.

Quando há harmonia, o cérebro interpreta as cores assim como elas são em sua natureza químico-física, o efeito delas é estático, sólido e previsível. Já quando não há harmonia o olho tentará criar essa situação de equilíbrio através de efeitos como o contraste simultâneo e o surgimento de pós-imagens, que dão às cores novos efeitos, enorme oscilação e as tornam abstratas.

Existem diversas maneiras de se alcançar o cinza médio na mistura das cores, desde as mais simples, misturando branco e preto, ou através da soma de tons complementares, até as mais complexas que envolve a mistura de diversas cores, (desde que bem pensadas), Essas misturas de cores são chamadas de “acordes” de cores. É interessante pensar nesse termo, retirado da música, pois lá ele significa mistura de notas diferentes, mas harmônicas.

Nem tudo que for feito precisa ser harmônico, quando se foge da harmonia cromática, se alcança efeitos novos que podem tornar um trabalho muito mais interessante. Entretanto, nesses casos se faz ainda mais necessário o conhecimento da harmonia e suas conseqüências, bem como as conseqüências da sua ausência.

Exemplos de sites que usam a harmonia cromática são:
o gostoso site da qualy: http://www.qualysadia.com.br/
e o famoso twitter: http://www.twitter.com